NCI – Núcleo de Convivência de Idoso

O NCI Jardim das Imbuias, com 555, e o NCI Montanaro, com 230, oferecem excepcional atendimento para idosos acima de 60 anos com acolhimento para proporcionar um envelhecimento saudável, com autonomia, sociabilidades, fortalecimento de vínculos familiares e convívio  comunitário com atividades socioculturais, socieducacionais, de orientação física, de ritmos e atividades em piscina, orientados por profissionais qualificados na convivência, na interação social  e psicológica.

Academia da melhor idade

A Academia atende mais de 1600 adultos, semanalmente, acima de 50 anos, em diversas atividades adequadas e adaptadas às suas necessidades físicas e desenvolvidas em aparelhos de estimulação física, bem como na piscina, por profissionais qualificados.

ILPI – Instituto de Longa Permanência para o Idoso

O ILPI é uma “casa” de acolhimento residencial, com atendimento 24 horas, para trinta pessoas idosas com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, com diferentes graus de dependência, que não dispõem de condições de permanecer na família, ou para aqueles que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, em situações de negligência familiar ou institucional, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, ou com a perda da capacidade de auto cuidado.

O ILPI visa o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar e a interação social com pessoas da comunidade.

O Objetivo é acolher e garantir proteção integral ao idoso em situação de vulnerabilidade social.

CEDESP – Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo

Diante das demandas de empregabilidade e a falta de perspectivas socioeconômicas para a comunidade, a SOBEI implementou o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo – CEDESP com cursos gratuitos de profissionalização básica em confeitaria, padaria, gastronomia e serralheria de alumínio para jovens e adultos, de 15 a 50 anos de idade. A cada semestre o CEDESP SOBEI certifica 280 profissionais qualificados para suprir as vagas do mercado de trabalho ou para o desafio de empreendedorismo do negócio próprio.

Orquestra de jovens

A Orquestra SOBEI é um projeto ousado e promissor para atender 70 jovens de 12 a 17 anos de idade, em turno contrário ao de estudos escolares. O Projeto conta com um maestro e três professores, instrumentos apropriados e ambientes distintos para as aulas. O Objetivo é oportunizar, aos jovens da região, o aprendizado teórico e prático de tocar instrumentos musicais, o desenvolvimento das capacidades cognitivas, a disciplina e a inclusão sociocultural, em aulas duas vezes por semana.

Mãos que tecem

O “Projeto Mãos Que Tecem” tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de um ofício capaz de gerar complementação de renda familiar por meio produtos artesanais, como peças de roupas, objetos decorativos e utilidade doméstica. O projeto estimula também a convivência e fortalecimento de vínculos.

Nas oficinas de artes manuais, as aulas de tear, tricô e crochê ocorrem duas vezes por semana, com duração de duas horas.

Telecentro comunitário

O Telecentro Comunitário atende a comunidade em todas as faixas etárias, com cursos de capacitação em informática básica que contribuem no processo de capacitação dos usuários para o mercado de trabalho, e também a inclusão digital em todas as idades. 

O serviço disponibiliza profissional qualificado para o desenvolvimento das atividades, que tem como principais demandas as ferramentas do pacote Office (Word e Excel), e também disponibiliza acesso gratuito à internet.