O poder da escuta é o tema central do evento que oferecerá gratuitamente 40 oficinas, 03 palestras, 01 workshop e atrações culturais.

A edição de 2019 é a 14ª da história do Congresso SOBEI, um espaço de aprendizagens e trocas que acontecem em quatro eixos, abaixo relacionados, e que sintetizam o que há de melhor na educação infantil da atualidade.

  • APRENDIZAGEM/CONHECIMENTO (Palestras, workshop e oficinas)
  • FEIRA – EXPOSITORES (produtos, serviços, soluções)
  • EXPOSIÇÃO (fotos, instalações, temas relacionados a educação infantil)
  • CONCURSO CULTURAL

O evento, cujo tema central será “O poder da escuta: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, será realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2019, no espaço do Colégio Albert Einstein na Rua Guaiuba, 268 – Cidade Dutra.

Acreditamos que os professores devem ter a oportunidade de refletir sobre a sua prática e para isso traremos no eixo Aprendizagem/Conhecimento grandes nomes da Educação Infantil como os professores Célia Godoy, Celso Antunes e Emília Cipriano que dialogarão sobre temas da atualidade na educação infantil.

Ainda nessa frente, no período da tarde, acontecerão oficinas práticas abrangendo todo o contexto de aprendizagem na educação infantil uma vez que a construção do conhecimento da criança se dá nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são significativas.

No eixo Feira –expositores traremos livros de qualidade com textos instigantes, imagens artisticamente estimulantes, projeto gráfico provocativo, enfim, elementos que ampliem o horizonte de mundo das crianças. “ A escolha de textos desafiadores, que não caiam na sedução simplista e demagógica, que provoquem perguntas, silêncios, imagens, gestos e rejeições é a antessala da escuta” (Cecília Bajour, professora e pesquisadora argentina).

Unindo-se às frentes Aprendizagem e Feira, o Eixo Exposição apresentará a releitura da exposição Sopro de Ernesto Neto com instalações interativas que colocam em diálogo o espaço expositivo e as diversas dimensões do espectador.

Finalmente no eixo Concurso Cultural teremos a 4° edição do Concurso Cultural do Congresso SOBEI que tem a finalidade de destacar o talento e a criatividade dos colaboradores, estimulando o desenvolvimento das práticas pedagógicas. Este ano o desafio será produzir uma apresentação em formato livre podendo ser, por exemplo: recitação de poesia, dança, releitura, musical, encenação, contação de histórias, ou qualquer outra forma de expressão artística com o tema do Congresso “O poder da Escuta: Construindo Caminhos para uma Aprendizagem Significativa”.

Para esta décima quarta edição do evento, a expectativa é de recebermos cerca de 2.000 inscrições dos congressistas. As seguintes atividades serão oferecidas: 03 palestras pedagógicas com capacidade para 800 ouvintes, 01 workshop de gestão com 30 vagas e 40 oficinas com 25 vagas cada.

O Congresso é totalmente gratuito inclusive almoço. As inscrições poderão ser feitas clicando aqui, conforme seguintes regras:

1 – A certificação será dada ao congressista que assistir a, no mínimo 1 palestra pedagógica e 1 oficina, ou 1 curso Workshop de Gestão.

2 – Cada unidade de CEI poderá inscrever apenas 01 colaborador por oficina. Esta medida objetiva reservar vagas em todas as oficinas para todas as Unidades.

3 – Para as palestras não existe número limite de inscrições.

A seguir, a programação do Congresso, ementa e breve currículo dos palestrantes.

Você é nosso convidado!

LOCAL:
Colégio Albert Einstein
Rua Guaiuba, 268 • Interlagos • São Paulo • SP • 04810-110